May 28, 2009

BES Photo+Peter Kogler

















Acompanhei-os ao CCB para visitar a exposição do artista austríaco Peter Kogler. Já tinha visto a exposição antes. Surpreendeu-me a intervenção no espaço do Museu Berardo, o carácter multidisciplinar desta artista que desconhecia, algumas similariedades com temáticas de antigos trabalhos meus.
Podia não ter ido. Já tinham acompanhantes suficientes. Mas pediram-me. E eu queria muito acompanhá-los.
Apesar das 2 horas no percurso Setúbal-Lisboa, devido a um acidente, esta visita valeu cada minuto. Partimos às 9h e chegámos às 13.10h. Voltei a entrar às 13.30h e saí às 18.30h. Mas todo o cansaço valeu as escassas horas passadas no CCB.
Recebemos felicitações do guia da exposição, pelo interesse que demonstraram e correcção nas atitudes.
A exposição do Peter Kogler, vista assim, pela segunda vez, revelou-se ainda maior. Eles estavam lá. Para alguns, foi a primeira vez que entraram numa exposição de arte, ou mesmo até num museu ("shiuuu, não conte a ninguém!"). E são alunos do curso de artes!
Lembro-me da minha mãe, quando tinha a idade deles, levar-me e a algumas colegas minhas de escola, à Gulbenkian.
Conheço uma professora de filosofia, ex-colega de mestrado, que informalmente leva alunos a exposições e outros eventos artísticos.
Vale a pena e eles merecem.
E ainda bem que há pessoas assim: alunos e professores/educadores.

1 comment:

sonia sapinho said...

vivam os professores assim!